junho

02/06 – REUNIÃO COM A ASSOCIÇÃO DOS MORADORES DA VILA DE CURUAI

O Secretário da SEMAP Rosivaldo Colares, o Secretário da SEMINFRA Edilson Pimentel, o vereador Ney Santana e o presidente da Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (FEAGLE) Florêncio Sousa Gama participaram de uma reunião com a Associação dos Moradores da Vila de Curuai (ASMOVIC) na região do Lago Grande com o objetivo principal de apresentar demandas e os projetos de infraestrutura que serão executados na Vila.

 

 

03/06 – CURSO DE PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES

Seguindo a programação da “SEMANA DA AGRICULTURA ORGÂNICA” está sendo realizado neste dia 03 de junho o curso de Produção de Fertilizantes no complexo do Mercadão 2000 ministrado pelo engenheiro florestal Adenauer Belling e a técnica agropecuária Ticiana Miranda. Este curso capacitará o agricultor a produzir fertilizantes naturais dentro de sua propriedade com técnicas de compostagem.

 

 

03/06 – SERVIÇO DE PODA NA PRAÇA BARÃO DE SANTAREM

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP está realizando serviço de poda de levantamento nas mangueiras na Praça Barão de Santarém com o objetivo de retirar ervas de passarinhos e retirada de galhos que estavam prejudicando a visibilidade dos condutores bem como proporcionar um melhor visual paisagístico.

 

 

04/06 – INAUGURAÇÃO DO MINHOCÁRIO NO PARQUE MUNICIPAL

Neste dia 04 de junho seguindo a programação da SEMANA DA AGRICULTURA ORGÂNICA foi realizada a inauguração do minhocário no Parque Municipal dando seguimento ao curso de fertilizantes. Foram mostradas as técnicas para o manejo adequado das minhocas e para a extração do húmus (adubo), sendo outra alternativa de fertilizante natural para o produtor.

 

 

05/06 - SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO NAS PRAÇAS DO MIRANTE, PESCADOR E NA ORLA

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP realizou serviços de roçagem, capina, poda de correção e limpeza nas Praças do Mirante e na orla da cidade. Na Praça do Pescador foram realizados serviços de pintura dos monumentos, bancos, vasos, brinquedos e fixação das grades com concreto.

 

 

 

 

06/06 – SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO NO TREVO DA CALCINHA

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP realizou serviços de roçagem, capina, poda de levantamento, poda de correção, pintura e limpeza do Trevo da Calcinha localizado na Trav. Inácio Correa com Rua Adriano Pimentel. A principal finalidade do serviço é proporcionar melhor visibilidade ao condutor e aos transeuntes.

 

 

10/06 – SERVIÇOS NO BELO CENTRO TAPAJÓS

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP realizou serviços de poda de correção, poda de levantamento, limpeza e pintura no Belo Centro Tapajós. A finalidade do serviço foi melhorar a trafegabilidade dos pedestres bem como o embelezamento do local.

 

 

11/06 - SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTAREM SOBRE ASSENTAMENTOS AGROEXTRATIVISTAS

Neste dia 11 de junho de 2013 ocorreu uma sessão especial na Câmara Municipal de Santarém para discutir os problemas envolvendo assentamentos agroextrativistas do município. Impasses entre o INCRA e os assentamentos de Santarém foram o foco do debate. Além do INCRA, foram convidados para participar da sessão a Prefeitura de Santarém, a Celpa Equatorial (Regional Luz Para Todos), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), a Associação Tapajoara, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), federações de projetos de assentamentos extrativistas, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

 

 

11/06 – REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA 31 DE MARÇO

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP revitalizou a Praça 31 de março mais conhecida como Praça dos Três Poderes localizada na Av. Mendonça Furtado com Av. Rui Barbosa no Bairro Prainha. Foram realizados serviços de poda de levantamento, poda de correção, coroamento, roçagem, capina, pintura e limpeza do local. Também foram inseridas lixeiras que foram confeccionadas na SEMAP bem como placas educativas sobre conscientização ambiental.

 

 

12/06 – SEMAP E CPROF REUNEM COM O STTR  

O Secretário da SEMAP Rosivaldo Colares, o Adjunto João Clovis Lisbôa e o Coordenador da CPROF Otávio Macedo reuniram com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR) com o objetivo de elaborar um cronograma de visita às comunidades para trazer as demandas e definir um diagnóstico sobre as ações que serão executadas e quais as comunidades que serão beneficiadas com a mecanização agrícola e assistência técnica dentro do programa de modernização da produção familiar. Cerca de 350 famílias já foram cadastradas e serão visitadas nos próximos dias. 

 

 

13/06 – RECUPERAÇÃO DE RAMAIS

A Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP) está realizando a recuperação do ramal que liga as comunidades de Santa Rosa, Amparador, Murumuru, Murumurutuba, Tiningú, Ipaupixuna e Igarapé-açú. Outro ramal que também está sendo recuperado é o da comunidade de Cristo Rei, localizada no km 14 da Rodovia Santarém Curuá-Una.  

 

 

 

14/06 - SERVIÇOS NA AV. MOAÇARA

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP realizou serviços de roçagem, capina, coroamento e limpeza em toda a extensão da Av. Moaçara que compreende desde a Av. Santarém Curuá-Una até a Av. Santarém-Cuiabá.

 

 

14/06 – SERVIÇOS DE PINTURA E PLANTIO NA ORLA

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP está realizando serviços de pintura nos vasos, bancos e esculturas na orla da cidade. Também está sendo feito a adubação e plantio de mudas nos vasos.

 

 

 

17/06 - CURSO MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E DOENÇAS EM HORTALIÇAS

Seguindo a programação da SEMANA DA AGRICULTURA ORGÂNICA está sendo ministrado neste dia 17 de junho de 2013 o curso MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E DOENÇAS EM HORTALIÇAS no auditório do Complexo do Mercadão 2000. Os palestrantes são os professores da UFOPA Adenomar e Denise. No dia 18 na comunidade Boa fé será executada a aula prática do curso. 

 

 

17/06 – INAUGURAÇÃO DO MICROSSISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA COMUNIDADE GUARANÁ

A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira, 17, o novo microssistema de abastecimento de água da comunidade de Guaraná. A obra é resultado das primeiras reuniões de planejamento realizadas no planalto no início da gestão. Serão beneficiadas ao todo 104 famílias. A solenidade contou a participação do prefeito Alexandre Von, a vice-prefeita Maria José Maia, a primeira-dama do município, a secretária de Trabalho e Assistência Social Zuíla Von, o secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares, o adjunto João Clovis Lisbôa, o coordenador Otávio Macêdo e demais secretários, vereadores e coordenadores do governo além de outras entidades.

 

 

20/06 – SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO NA PRAÇA BARÃO DE SANTARÉM

A divisão de arborização e paisagismo da SEMAP realizou serviços de roçagem, capina, coroamento, poda de correção, poda de levantamento, pintura dos vasos, pneus, bancos, construção de jardineiras, plantio e limpeza na Praça Barão de Santarém. Também foram inseridas lixeiras ecológicas e placas educativas fabricadas na SEMAP.

 

 

 

22/06 - CPROF/SEMAP REALIZAM FEIRA DO PEIXE VIVO, FEIRA DOS ORGÂNICOS E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS NA PRAÇA MONSENHOR JOSÉ GREGÓRIO

Em razão das festividades em comemoração ao aniversário de Santarém no dia 22 de junho a Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (CPROF) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP) realizaram na Praça Monsenhor José Gregório mais conhecida como Praça da Matriz a feira do peixe vivo, feira dos orgânicos e distribuição de mudas. No local foram colocadas tendas e tanques para a comercialização dos peixes e de produtos orgânicos bem como a divulgação dos mesmos.

 

 

 

27/06 - A UFOPA BUSCA FIRMAR CONVÊNIO COM A SEMAP/CPROF

O secretário adjunto da SEMAP João Clovis Lisbôa, o coordenador Otávio Macêdo e engenheiros da CPROF participaram de uma reunião com professores doutores da UFOPA com o objetivo de apresentar estudos e pesquisas científicas relacionados à área de pesca e aquicultura do município de Santarém afim de firmar convênio técnico científico para o fortalecimento da produção pesqueira através de dados oriundos de pesquisas e captação de recursos.

 

 

28/06 – INAUGURAÇÃO DO SISTEMA DE ENERGIA DA VILA DE BOIM

No dia 28 de junho seguindo a programação das comemorações do aniversário de Santarém a Prefeitura inaugurou o novo sistema de energia da Vila de Boim, no rio Tapajós. Estiveram presentes o prefeito Alexandre Von, o secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar Rosivaldo Colares, o gestor da Resex Tapajós-Arapiuns, Maurício Santamaria, lideranças locais e vereadores. Na ocasião o prefeito destacou que a obra atende a uma reivindicação dos moradores. A energia, vinda através de um grupo gerador MWM é fruto de parceria com o governo do estado do Pará e irá beneficiar mais de 100 famílias. Também foram instalados 20 postes de concreto e 20 luminárias novas que irão melhorar a qualidade de vida dos comunitários.